quarta-feira, 20 de abril de 2011

Tomas Édson


A história regista muitos paradoxos (factos que parecem ser contraditórios entre si), mas nenhum mais estranho do que este: duas das maiores invenções acústicas (que dependem da habilidade de se ouvir sons) foram desenvolvidas por um homem parcialmente surdo. Esse homem foi Thomas Edison.

Edison nasceu no dia 11 de fevereiro de 1847 em Milan, Ohio. Quando jovem, todos lhe chamavam de "Al", em vez de "Tom" ou "Tommy". Quando tinha sete anos, a família mudou-se para Port Huron, Michigan. Thomas Alva Edison foi educado em casa pela sua mãe, professora, pois aos sete anos tinha sido expulso da escola por ter sido considerado atrasado mental.

Em 1879, Edison obteve êxito ao projectar uma lâmpada elétrica - uma forma barata e de pequenas dimensões de se utilizar a electricidade para produzir luz.Antes do seu trabalho a luz a gás era usada nas residências e nas ruas da cidade. Representavam um risco de incêndio e também continham venenos perigosos.

Thomas Edison faleceu em 18 de outubro de 1931 e foi enterrado em Orange, New Jersey. Em 1960 foi eleito para a "Galeria da Fama dos Grandes Americanos" na Universidade de Nova Iorque. O seu laboratório em West Orange e a sua casa em Glenmont, próximo ao laboratório, foram dedicados em conjunto como sendoo "Ponto Histórico Nacional de Thomas Edison". Jornais e os primeiros modelos de invenções estão ali exibidos, e os interiores foram preservados.

Sobre trabalho e genialidade, Thomas Edison disse o seguinte:

"Não há substituto para o trabalho duro"

"Gênio é 2% inspiração e 98% de transpiração".


Nenhum comentário: