domingo, 11 de setembro de 2011

Ai Senhor Ministro, para onde vai?!

Artigo que saiu em - Clube Novos Horizontes


Pensei eu que após a saída de Fernando Nobre este grande jovem ex-futuro promissor político, se iria ter sanidade política durante uns tempos. Mas parece que me enganei, saiu uma estrela de palco e assim do nada surgiu o que parece ser a próxima grande promessa da comédia que tem sido a política nacional.

Quem é ele? O senhor Ministro Paulo Macedo, novo rei e senhor da saúde em Portugal.

Vai haver cortes no sector dos transplantes, é caro realizar um? É… E tratar um problema cardíaco? Também, e pagar tratamentos de hemodiálise? Claro que é. O problema é que o governo está a esquecer-se de um pequeno detalhe, que pelo menos eu como socialista penso que deve estar a frente de tudo, a qualidade de vida dos cidadãos.

Não posso de maneira nenhuma concordar, com a abolição da comparticipação nos medicamentos contraceptivos. É uma medida que objectivamente irá contribuir para um maior número de adolescentes gravidas, o que levará ao aumento de interrupções voluntárias da gravidez. Deveriam, pelo contrário, ser tomadas todas as medidas para que melhorasse o planeamento familiar.

A prevenção do cancro do colo do útero, a alteração da comparticipação das vacinas fora dos centros de saúde vai comprometer todo o sistema de saúde, é essencial que sejam implementados a nível nacional programas de rastreio de base populacional, realizado com citologias e tipagem de HPV, método verdadeiramente eficaz na detecção de lesões malignas e pré malignas do colo do útero.

O Ministro Macedo disse no Parlamento que 1/3 dos hospitais públicos com gestão privada estão tecnicamente falidos.

Bem, tenho dois apontamentos a fazer a está mensagem. Não diz a direita que a gestão privada é mais eficiente do que a gestão pública? Como explicar a gestão mais eficiente dar em falência técnica?

Por outro lado, os hospitais não são para vender produtos como uma loja ou uma fábrica, portanto, não é seu objectivo dar lucro. Se isto é a gordura do estado não sei Senhor Ministro, o que vai ser quando começar a cortar no músculo

Seguindo a sua lógica, as polícias, as forças armadas, os bombeiros, são máquinas tecnicamente falidas, ou seja, toca a cortar.

Atenção Senhor ministro, muito atenção… Talvez esse não seja o Caminho.

Nenhum comentário: