sábado, 22 de novembro de 2008

OPUS DEI, afinal já estão em PORTUGAL


"Em 1946 chegavam a Coimbra os primeiros membros do Opus Dei. Hoje a presença apostólica do Opus Dei estende-se a várias cidades do continente e ilhas."



O Fundador do Opus Dei, S. Josemaria Escrivá, veio pela primeira vez a Portugal em 5 de Fevereiro de 1945, a instâncias da Irmã Lúcia, que conhecera em Tuy.


Essa viagem, em que foi acompanhado pelo Bispo de Tuy, e duas mais nesse mesmo ano, permitiram-lhe conhecer o nosso país, contactar com o Cardeal Patriarca de Lisboa, com os bispos de Braga, Porto, Coimbra e Leiria e e decidir o começo imediato do apostolado do Opus Dei. Um ano depois chegavam a Coimbra vários membros do Opus Dei em estudos de pós-graduação, montando uma residência universitária nessa cidade. Posteriormente seria a vez do Porto (1948) e Lisboa (1951).Até 1972 S. Josemaria voltaria com frequência a Portugal, que também o atraía particularmente por Fátima, da qual foi "o primeiro peregrino elevado aos altares", como fez notar D. Alberto Cosme do Amaral, Bispo de Leiria-Fátima até 1993.Em 1946 saiu a primeira versão portuguesa de "Caminho" (tradução de Urbano Duarte), acontecimento importante para a difusão do espírito do Opus Dei por todo o país.Em 1951 começou o apostolado feminino, que seguiu um percurso semelhante, e em 1954 começou a desenvolver-se a Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz, associação inseparável da Prelatura e composta pelos sacerdotes da Prelatura e por sacerdotes diocesanos que dela recebem orientação espiritual.O principal apostolado da Prelatura é o apostolado pessoal dos seus fiéis com todos os que os rodeiam.Para além disso, a alguns equipamentos de carácter formativo ou assistencial a Prelatura, por acordo com os seus responsáveis, presta formalmente assistência pastoral. É o caso, por exemplo, do Colégio Universitário Montes Claros (http://www.montesclaros.pt/) e da Residência Universitária dos Álamos (http://www.alamoslisboa.org/).Hoje, em Portugal, a Prelatura conta com cerca de mil e quatrocentos fiéis, distribuídos por todas as zonas do continente, Madeira e Açores, além dos que se dispersaram por vários países europeus, americanos, africanos e asiáticos. Conta ainda com os Cooperadores: amigos que colaboram nos seus apostolados sem pertencerem ao Opus Dei, e que podem inclusive ser não católicos e até não cristãos, e participam de algum modo nos bens espirituais da Prelatura.Existem centros da prelatura em Braga, Porto, Miramar, Viseu, Coimbra, Lisboa, Montemor-o-Novo e Ponta Delgada.


E agora pergunto, será mesmo verdade o que eles contam??? Será que existem para servir o bem ou a eles próprios??
Deixo a ideia, agora o pensamento é vosso…