segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Siemens avança com auditoria energética ao Banco de Portugal



O Banco de Portugal adjudicou à divisão Industry Solutions da Siemens a auditoria energética do edifício Portugal, em Lisboa. Serão objecto da auditoria os serviços de engenharia de energia para identificação das poupanças de energia e certificação energética de acordo com a legislação. O edifício tem um área total de 54 830 m2, dos quais 32 780 m2 são escritórios.
A auditoria, calendarizada em 115 dias, será desenvolvida em quatro fases: levantamento dos consumos de energia em dois períodos diferentes do ano, simulação dinâmica multizona do edifício, plano de racionalização energética e certificação energética. A execução da auditoria prevê o levantamento das condições de utilização de energia nas instalações do edifício, incluindo a quantificação discriminada dos consumos nos diferentes sectores e identificação de oportunidades de melhoria do desempenho energético da instalação.
O trabalho de campo prevê a recolha de dados e a realização de medições eléctricas e térmicas, incluindo a termografia, que caracterizam a situação da instalação sob o ponto de vista energético. Os trabalhos encontram-se em curso.