domingo, 14 de outubro de 2012

PS conquista maioria absoluta nos Açores

O PS alcançou hoje uma maioria absoluta nas  eleições regionais nos Açores, uma vez que elegeu 31 deputados dos 57 possíveis.

 

O novo presidente do Governo Regional  dos Açores, Vasco Cordeiro, tem 39 anos, nasceu na freguesia da Covoada,  concelho de Ponta Delgada, e foi uma escolha pessoal de Carlos César, ratificada  por unanimidade nos órgãos próprios do partido. 
Um ano e seis dias depois de o PS/Açores o ter escolhido formalmente  como candidato à presidência do Governo Regional, Vasco Cordeiro levou os  socialistas a conquistar a maioria absoluta dos deputados no Parlamento  açoriano e vai sentar-se, provavelmente a partir de meados de novembro,  na cadeira que hoje é ocupada por Carlos César. 
Vasco Cordeiro conseguiu mesmo ser eleito com mais votos e mais deputados  que Carlos César em 1996, quando o PS interrompeu o ciclo de 20 anos de  poder social-democrata de Mota Amaral. 
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra,  Vasco Cordeiro começou a corrida à presidência no início do ano, quando  iniciou a primeira de várias voltas que deu pelas nove ilhas do arquipélago,  numa iniciativa que pretendeu dar a conhecer o candidato, mas também permitir-lhe  um conhecimento mais aprofundado da realidade. 
O futuro presidente do Governo dos Açores não é, no entanto, um recém-chegado  à política açoriana, tendo sido eleito pela primeira vez deputado à Assembleia  Legislativa em 1996, exercendo entre 2000 e 2003 o cargo de presidente do  Grupo Parlamentar do PS/Açores. 
  Em 2003, assumiu o cargo de secretário regional da Agricultura e Pescas,  que exerceu até 2004, altura em que passou para as funções de secretário  regional da Presidência, onde se manteve até 2008, assumindo depois o cargo  de secretário regional da Economia, que exerceu até abril, altura em que  abandonou o executivo para se dedicar inteiramente à campanha eleitoral.  

 

Nenhum comentário: