terça-feira, 31 de março de 2009

Brawn GP



Button comanda dobradinha da Brawn GP na Austrália




O inglês Jenson Button provou o grande início da Brawn GP na Fórmual 1 ao vencer a etapa de abertura do mundial 2009 na pista de Albert Park, na Austrália. Na segunda colocação, completando a dobradinha da equipe, ficou Rubens Barrichello. Terceiro na prova em Melbourne, Jarno Trulli acabou punido e Lewis Hamilton herdou posição. Felipe Massa e Nelsinho Piquet não completaram a prova.



A história da Brawn GP na Fórmula 1 não pára de ganhar capítulos felizes. Depois de garantir a dobradinha no grid de largada para o GP de Melbourne, a equipe garantiu também o primeiro e segundo lugares na prova, com a vitória de Jenson Button, seguido por Rubens Barrichello. Na terceira colocação, fechando o pódio, aparece o Inglês, Lewis Hamilton.


A história da Brawn GP começou no ano de 2008, com a Crise Econômica Mundial. Antes da escuderia japonesa deixar a categoria - e, consequentemente, dar lugar a equipe inglesa, uma outra japonesa deixara a categoria: a Super Aguri deixou a F1 antes mesmo da Honda, logo depois do Grande Prêmio da Espanha, mas ainda fora da crise financeira. Em Setembro, chegou a crise. Mas a Honda ficou com o pior. No auge da crise, em Dezembro, a Honda, após passar sobre dificuldades financeiras, quase um mês depois do Grande Prêmio do Brasil, a equipe deixa a categoria. Mas por pouco tempo.
A Brawn GP foi oficialmente declarada numa reunião na antiga sede da equipe, as zero horas na Inglaterra no dia 6 de Março de 2009. Ross Brawn assumiu a equipe no sistema "management buy-out". Começa uma nova equipe na Fórmula 1.



O chassis, denominado BGP 001 vai ser utilizado no resto da temporada de 2009. Este chassi é igual ao RA109, que seria usado se o espólio da equipe Honda disputasse a temporada. O carro fez com que Barrichelo quebrasse o recorde do Circuit de Catalunya, durante os testes. Isso já foi o suficiente para que levantassem suspeitas que a equipe tinha uma asa irregular no carro (essa mesma denuncia foi atribuida a Williams e Toyota), entretanto um delegado da FIA disse que as asas das 3 equipes estavam legais. Com a manifestação rejeitada pela FIA, as equipes decidiram apelar da decisão. A apelação será examinada entre as corridas da Malásia e da China.

Nenhum comentário: