terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Campanha "Jovens com cancro da mama"


"Jovens com cancro da mama" é o lema de uma campanha de sensibilização lançada hoje pelo Movimento Vencer e Viver para apoiar as jovens que sofrem desta doença, que, todos os anos, é detectada em 4.500 mulheres.


"O cancro da mama afecta muitas mulheres portuguesas e, cada vez mais, começa a ser detectado mais cedo e em mulheres mais jovens", disse à Lusa Conceição Matos, coordenadora da Região Sul do Movimento Vencer e Viver da Liga Portuguesa Contra o Cancro.


Lançada na véspera do Dia Mundial Contra o Cancro, a campanha tem como objectivo "sensibilizar, informar, apoiar e esclarecer as dúvidas de mulheres jovens que se encontram doentes com cancro da mama e que enfrentam problemas, na sua vida quotidiana, específicos da sua idade", refere o movimento em comunicado.


Sobrevivente de um cancro da mama descoberto em 1994, quando tinha 44 anos, Conceição Matos salientou à Lusa a importância desta campanha no sentido de dizer "a estas mulheres mais jovens que não estão sozinhas".


"Queremos ajudar estas jovens afectadas pelo cancro da mama a ultrapassar a nível emocional este período tão difícil das suas vidas, permitindo-lhes o encontro com outras jovens na mesma situação e dar-lhes informação sobretudo prática", sublinhou.


Para isso, o Movimento Vencer e Viver (MVV) criou um site

www.jovemcomcancrodamama.com– no qual estão compilados testemunhos das voluntárias, bem como vários contactos públicos que poderão ser utilizados para esclarecimentos de informação e para a procura de apoio emocional.


"Com esta campanha iremos auxiliar mulheres que numa fase precoce da sua vida se deparam com a problemática do cancro da mama", assegurando-lhes que "não estão sozinhas e que têm no Movimento Vencer e Viver um apoio para ajudá-las a lidar com os seus sentimentos e com a doença", salientou Conceição Matos. A coordenadora do MVV salientou que as mulheres portuguesas estão a receber a mensagem, passada tantas vezes, de que "é importante conhecer o corpo, fazer o auto-exame, o rastreio, a mamografia a partir dos 40 ou, quando o médico aconselhar, e ir ao médico uma vez por ano".


"A mensagem começa a entrar na cabeça das mulheres e começa a notar-se um maior conhecimento e menos medo. Por isso é que os casos também se detectam cada vez mais cedo", sustentou. A campanha irá divulgar a informação a nível nacional, através de cartazes, "flyers" e pequenas brochuras que serão distribuídos em hospitais e centros de saúde, pelos diferentes núcleos da Liga Portuguesa Contra o Cancro e do Movimento Vencer e Viver. Está também em preparação a divulgação da campanha, em todas as farmácias, através da colaboração com a Plataforma Saúde em Diálogo.


"Tendo em conta a vida diária de uma mulher mais jovem, todos os materiais oferecem a oportunidade de estas mulheres se informarem quanto à atitude a adoptar aquando de um cancro da mama", refere o Movimento Vencer e Viver, que conta com a participação de cerca de 240 voluntárias, que divulgam informação e dão apoio emocional às mulheres que sofrem de cancro da mama e seus familiares e amigos.